O estudante cursa disciplinas isoladas, sem criar vínculo em qualquer cursos de graduação ou pós. Podem participar portadores de diploma de curso superior; alunos regulares matriculados no último ano da graduação, com direito a admissão por transferência obrigatória, nos termos da legislação em vigor; alunos regulares de outra instituição de ensino superior; e interessados com processo de revalidação de diploma em tramitação na UnB. As disciplinas obrigatórias não podem ser ofertadas para aluno especial.
Processo Seletivo Alunos Especiais - Seleção 2024/2
Orientações para se escrever em disciplinas como aluno especial
2025/1
O PPGA/UnB ofertará vagas para candidatos interessados em conhecer as atividades e dinâmicas de funcionamento do programa de Pós-Graduação.
Serão oferecidas vagas nas seguintes disciplinas que estão sinalizadas com "Sim", na lista de ofertas de disciplinas, constante na página do PPGA.
link:Lista de oferta do 1º semestre de 2025.
A disciplina frequentada e com aprovação, na condição de aluno especial, poderá ser aproveitada, uma vez aprovado o candidato em nosso processo seletivo regular.
Ao enviar os documentos estes deverão ser compactados em um único arquivo em PDF.
O prazo para inscrição de aluno especial deste período letivo será de 06 a 20/03/2025, através do e-mail ppgaalunoespecial@
Documentos:
1)Ficha de Inscrição preenchida: http://saa.unb.br/images/alunoespecial_convertido.pdf
2) Diploma de Graduação (Cópia do diploma de Graduação)
3) Histórico de Graduação (cópia do histórico de disciplinas e notas)
4) Currículo Lattes (cópia do Currículo Lattes)
5) Documento de identidade/CPF (cópia do documento de Identidade e do CPF)
6) Título de eleitor (cópia do título de eleitor acompanhado do comprovante da última votação ou declaração de quitação com a justiça eleitoral)
7) Certificado de Reservista (se o estudante for do sexo masculino, enviar a cópia)
8) Pagamento da Taxa de aluno especial: Cópia do comprovante de pagamento. O pagamento das taxas de aluno especial poderá ser feito por meio da geração e emissão de GRU (Guia de Recolhimento da União). Seguem as orientações para o preenchimento de GRU.
9) Cópia do comprovante de pagamento dos créditos (R$ 113,00 por crédito - (disciplinas com 4 créditos: R$ 452,00 - disciplinas 2 créditos: R$ 226,00).
O pagamento dos créditos de aluno especial poderá ser feito por meio da geração e emissão de GRU (Guia de Recolhimento da União). Seguem as orientações para o preenchimento de GRU.
Passo 1: Acessar o site https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/emissao-gru, preencha os dados abaixo e clique no botão avançar:
- Unidade gestora: 154040
- Código de Recolhimento: 28836-5
Passo 2: Ao clicar em avançar, será requerido o Número de Referência e outras informações, que deverão ser preenchidas da seguinte forma:
Número de Referência: 4425
- Competência: preencher com o mês e ano corrente
- Vencimento: preencher com a data corrente
- CNPJ ou CPF do Contribuinte: informar o CPF do candidato
- Nome do Contribuinte: digitar o nome do candidato
- Valor Principal: R$ 79,00 para a inscrição (independentemente do número de pedidos). Valor de cada crédito R$ 113,00.
- Selecione uma opção de geração e clique em “Emitir GRU”.
Observação:Não esqueça de incluir o número de referência 4425.